quarta-feira, outubro 13, 2004

Resumo dos Acontecimentos

Há muito tempo, os professores declaram em denúncias informais que estão se sentindo prejudicados pelos freqüentes atrasos nos pagamentos de salários e diversos itens trabalhistas, tais como não recolhimento de FGTS, INSS e Imposto de Renda.

Na quinta-feira, dia 7 de outubro, a partir das 18h, os professores da FTC decidiram paralisar suas atividades por tempo indeterminado, após perceberem que não haviam recebido seu salário referente ao mês de setembro no prazo determinado pela lei.

Instaurou-se o estado de Assembléia Permanente de Professores para decidir os rumos da paralisação, com reuniões marcadas para o início da cada turno (7h30, 13h30 e 18h). Uma comissão foi escolhida para realizar as negociações com a diretoria da FTC.

A diretoria explicou o atraso no pagamento como conseqüência da greve dos bancários. Foi proposto à comissão o pagamento integral dos salários no dia 15 de outubro. Àqueles que não pudessem esperar, a direção da FTC propôs que tomassem individualmente um empréstimo bancário e comprometeu-se a restituir-lhes, incluindo os juros, mediante comprovação do empréstimo. Diante da proposta a Assembléia decidiu manter a paralisação.

Na sexta-feira às 11h, mais professores aderiram à paralisação e uma nova proposta foi feita pela direção. Iriam pagar um terço do salário na segunda-feira e o restante no dia 15/10. Durante todo o dia foram discutidos problemas e suas conseqüências, ouvidas opiniões e coletados casos de problemas trabalhistas entre a FTC e seus professores. Simultaneamente a direção da FTC, resolveu decretar recesso durante a noite de sexta-feira (08/10) e também nos dias de sábado(09/10) e segunda-feira (11/10) - período em que estaria recebendo as inscrições para o vestibular.

A reunião da assembléia de 18 h decidiu continuar a paralisação até que todos os salários estivessem pagos INTEGRALMENTE a TODOS os professores. Informou-se imediatamente a direção da FTC.

Na quarta-feira, dia 13/10, às 7h30, tendo conhecimento do pagamento de aproximadamente 30% dos salários (e não 1/3 como fora prometido) a Assembléia decidiu manter a decisão da sexta-feira anterior.

Nova reunião foi proposta pela diretoria da FTC. A nova proposta previa o pagamento integral dos salários dos professores até o final do dia 13/10. Uma nova Assembléia está convocada para decidir os rumos da paralisação às 18h.

A Diretoria argumentou contra as denúncias informais de outros problemas trabalhistas, apresentando documentos, tais como a confissão de dívida perante o FGTS e o cronograma de recolhimentos de INSS. A confissão de dívida não garante que os direitos serão assegurados aos professores em caso de demissão. O INSS só foi depositado para os professores que apresentaram o número de PIS ao setor de RH, mas este número nunca fora solicitado pelo mesmo.

Os professores da FTC declaram constantemente nas reuniões de assembléia sua disposição em buscar a melhoria da qualidade acadêmica da FTC e não prejudicar os estudantes por este evento tão desagradável para toda a comunidade.