quinta-feira, outubro 14, 2004

CARTA ABERTA AOS NOSSOS DISCENTES

Essa carta está sendo entregue aos estudantes que comparecerem à FTC hoje pela manhã.

Caros estudantes,

Estamos vindo a vocês nesse momento no intuito de esclarecer alguns pontos com relação aos últimos acontecimentos dentro da nossa faculdade.
Como é do conhecimento de vocês, os problemas de atrasos nos pagamentos de salários e outras pendências trabalhistas têm sido motivo de grande insatisfação por parte de todos os trabalhadores desta Instituição, não apenas de nós professores. Mesmo assim, todos temos procurado não traduzir essa insatisfação em má qualidade das nossas atividades. Ao contrário, apesar de todos os problemas enfrentados há mais de um ano, vimos procurando desempenhar nossas atividades com o máximo de profissionalismo com vistas à melhor qualidade de ensino, na qual acreditamos e pela qual não deixaremos jamais de lutar.
Dessa forma, ficou insustentável para nós suportar inertes mais um mês de salários atrasados. A proposta oferecida pela Mantenedora da Instituição de nos pagar 30% do salário para retornarmos às atividades normais, causou-nos maior indignação pois o nosso trabalho é completo, integral. Vocês aceitariam receber 30% das aulas a que têm direito? Vocês aceitariam ter apenas 30% das suas notas? Vocês têm a opção de pagar apenas 30% das suas mensalidades? Vocês desejam tornar-se 30% dos profissionais que sonharam e pelos quais estão aqui lutando?
É para que essas coisas não ocorram NUNCA que estamos mobilizados nesse momento.
E é também por isso que vimos esclarecê-los quanto à nossa luta e, ao mesmo tempo, convocá-los para que dela participem. Precisamos ter claro que os bônus das vitórias alcançadas serão desfrutados por toda a nossa comunidade acadêmica, especialmente por vocês, que confiaram suas formações superiores a essa Instituição e, consequentemente, a nós, seus professores.
Nossa luta não pára por aqui e nesse sentido queremos garantir que, apesar do ônus que todos estamos pagando nesse momento, isso se traduzirá em uma Instituição mais sólida, capaz efetivamente de oferecer educação em nível superior de referência no cenário nacional.
Finalizamos afirmando que o cumprimento integral do calendário acadêmico está garantido e a melhor maneira de se realizar isso depende muito da participação de vocês. TODAS as aulas interrompidas por nossa mobilização serão repostas, com a mesma qualidade que têm sido sempre a nossa marca.
Contamos com a compreensão e, sobretudo, com o apoio de vocês, sabedores que somos da ampla visão que todos temos sobre o fato de que educação para a cidadania não se faz apenas em sala de aula a partir de conteúdos de disciplinas específicas.


Corpo Docente da FTC - SSA