quarta-feira, março 23, 2005

Resultado da Assembléia de 22/03

Na Assembléia foi informada a atual situação dos professores nas unidades da FTC, até o momento da Assembléia, às 18h.

Em Salvador, até segunda-feira faltaram ser pagos 22 professores, dos aproximadamente 700 da unidade. Na terça-feira, estes professores receberam seu pagamento em cheques cruzados do Unibanco no RH da FTC-SSA.

Em Feira, os professores encontram-se paralisados. Após a paralisação, 50% do pagamento dos professores fora efetivado. Os professores ainda aguardam o pagamento da segunda metade dos salários e decidiram manter-se paralisados até que se efetue.

Em Itabuna, Vitória da Conquista e Jequié, não houve pagamento de salários de professores até o momento da Assembléia, segundo as informações de professores das unidades e da própria SOMESB.

Informações dadas por representantes da Diretoria da SOMESB em reuniões com o Conselho Gestor da ACCORD, apontavam para o pagamento dos salários tão logo fossem recolhidas as matrículas do FTC-EAD durante esta semana.

Diante desse quadro, os professores novamente demonstraram sua insatisfação com a atual situação e decidiram paralisar suas atividades a partir da noite de 08/04 (sexto dia util), caso o pagamento integral de todos os professores não seja efetuado até 07/04 (quinto dia util). E convocaram uma Assembléia para as 18 horas de 08/04, para discutir esta e outras questões.

Conselho Gestor da ACCORD-FTC

terça-feira, março 22, 2005

Caros colegas, estamos diante de um quadro mui delicado dentro da FTC.

Mais uma vez estamos verificando que o descaso com relação às obrigações da Mantenedora, no que tange ao pagamento dos salários está a se repetir, apesar das tentativas de explicações por parte da mesma.Desde o encontro com os mantenedores e os professores da FTC, na quinta-feira, dia 10 de março, no auditório, onde na ocasião o Sr. William afirmou que todos os professores estariam sendo pagos no máximo até a sexta, dia 11, ainda restam pelo menos 22 professores que não receberam os seus salários.

Estamos todos indignados, sobretudo pelo fato de que muitos desses professores têm na FTC a sua principal - quiçá única - fonte de receitas e até o presente momento estão sem qualquer recurso para continuar as suas atividades normais e cumprir suas obrigações financeiras.Enquanto representantes dos professores, estivemos reunidos com a Mantenedora no dia 08/03 e estamos garantindo um novo encontro ainda hoje, dia 21/03, às 14:30, para que possamos encontrar uma solução para esta situação lamentável.Lembremos que estamos em assembléia permanente desde o último dia 16/03 até amanhã, dia 22/03, quando estaremos realizando uma grande Assembléia Geral, às 17:30, na nossa sala do nível 2.

É muito importante a participação de todos os colegas nesse momento delicado pelo qual estamos todos passando.Lembremos também que este é o momento para estarmos mais unidos em torno de um problema que aflige a todos nós. As críticas, as divergências e as diferenças de opinião são fundamentais na construção de um movimento democrático e legítimo como o nosso. Entretanto, alguns colegas têm preferido usar as suas críticas no sentido contrário ao da construção, de maneira muito pouco prudente e carente até de ética.

A estes colegas, nós do Conselho Gestor, pedimos que as críticas sejam feitas, sim, mas no sentido da unidade e da construção propositiva, especialmente nesse momento em que nos deparamos mais uma vez com um tema que já deveria ser dado como encerrado. A todos os colegas, conclamamos mais uma vez para estarem presentes às Assembléias de hoje, às 18:00 e amanhã, às 17:30, na nossa sala do nível II.

Saudações accordianas a todos.

Conselho Gestor da Accord-FTC.

sábado, março 19, 2005

Informes sobre a Assembléia Permanente

Na Assembléia de terça-feira, 15/03, os professores da FTC-SSA decidiram instalar uma Assembléia Permanente sempre às 18h, até terça-feira, 22/03, para discutir medidas tanto no que se refere aos problemas salariais quanto aos problemas de condições de trabalho. Confiantes nas promessas feitas pessoalmente pela diretoria da SOMESB, os professores decidiram postergar uma Assembléia Deliberativa para o dia 22 de março, quando, após ampla divulgação, poderemos contar com um número maior de professores para tomarmos novas decisões. Até a noite de sexta-feira (18/03), 22 professores ainda não haviam recebido seus salários. Nas reuniões desta semana, os professores têm manifestado sua profunda e crescente insatisfação com a atual situação.

Em Feira de Santana, os professores decidiram em Assembléia na quarta-feira, 16-03, paralisar suas atividades até que todos os professores fossem pagos integralmente. Na sexta-feira, 18/03, os professores receberam 50% dos salários e decidiram manter a paralisação.

Ainda aguardamos o contato de outras unidades da FTC para fornecer um quadro mais amplo da situação.

quarta-feira, março 16, 2005

Convocação para Assembléia Permanente dos Professores

O Conselho Gestor da Accord, diante do lamentável atraso nos pagamentos dos professores novamente no mês de março (referente a fevereiro), solicitou uma reunião com a diretoria da SOMESB para explicações sobre o fato. A diretoria da SOMESB, no dia 8 de março, a tarde, prometeu pagar todos os professores até a quinta-feira, 10 de março, e diante das explicações apresentadas foi convidada por esse Conselho para reapresentá-las na quinta-feira, 10 de março, em Assembléia dos Professores.

Na apresentação de quinta, realizada no auditório da FTC para o conjunto de professores, o Sr. Vice-presidente William Oliveira, e o Diretor Financeiro, Sr. Gerardo, pessoalmente, garantiram todos os pagamentos até aquela noite ou, no máximo, até a sexta-feira pela manhã. O Conselho Gestor da Accord, diante dos posicionamentos apresentados durante a reunião, concluiu que os professores, ainda que insatisfeitos com o fato, compreenderam as explicações e aguardariam os desdobramentos.

Todos acreditamos que os pagamentos restantes seriam feitos como combinado na quinta-feira. Para nossa surpresa, no dia 14 de março, o Conselho recebeu reclamações sobre a continuação do atraso de alguns professores e no dia 15, pelo aumento significativo das reclamações, o Conselho investigou quantos estavam nessa situação. A informação transmitida pelo RH foi de que 170 professores estavam sem receber até o dia 15 de março, ressaltando que parte iria receber "até o final do dia" e outra parte no dia 16 de março.

Contactamos via telefone o Sr. Diretor Geral da FTC, Prof. Messias Bandeira e o Vice-Presidente da SOMESB, Sr. William Oliveira que nos informaram que houve "problemas nos envios dos arquivos por operações financeiras que não se concretizaram no prazo esperado". E que toda a situação estaria resolvida até a manhã de hoje, 16 de março. Diante de mais esse fato de descumprimento por parte da Mantenedora, o Conselho Gestor da Accord convocou em caráter extraordinário uma reunião no dia 15 de março, ontem, às 18h para discutir essa situação com os presentes. Os professores presentes e o Conselho decidiram por instalar um estado de Assembléia Permanente para divulgação das informações até a próxima terça-feira, dia 21 de março, às 17 horas, quando será realizada uma Assembléia Geral Extraordinária, cuja pauta terá como ponto principal o debate aprofundado em torno das medidas coletivas que deverão ser tomadas pelo conjunto dos professores caso essa situação volte a se repetir.

Convocamos todos os professores, A PARTIR DE HOJE, dia 16 de março, QUARTA-FEIRA, ATÉ A PRÓXIMA TERÇA, 21 DE MARÇO, para a ASSEMBLÉIA PERMANENTE, NA SALA DOS PROFESSORES, MOD2 NIV2, TODOS OS DIAS ÀS 18 HORAS PARA NOVOS INFORMES E DISCUSSÕES COLETIVAS. Contamos com o apoio dos colegas na divulgação das Assembléias, especialmente para os que ainda não receberam seus salários.

CONVOCAMOS TAMBÉM TODOS OS PROFESSORES DA FTC, DE QUALQUER UNIDADE, PARA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, ÀS 17H, EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO, NA SALA DOS PROFESSORES, MÓD. 2 NÍVEL 2, FTC-SSA, PARA DISCUSSÕES APROFUNDADAS SOBRE TEMAS QUE TÊM PREJUDICADO EM MUITO O BOM ANDAMENTO DE NOSSAS ATIVIDADES, PARA ALÉM DAS QUESTÕES SALARIAIS.

Conselho Gestor da ACCORD

terça-feira, março 08, 2005

Assembléia dos Professores dia 10 de março

Caros colegas, em virtude das expectativas criadas em torno do atraso
nos pagamentos dos salários do corrente mês, estivemos reunidos hoje -
08/03 - com a diretoria da Somesb no intuito de buscarmos
esclarecimentos com respeito a esta questão.
O vice-presidente, Sr. Wiliam Oliveira, nos informou que os
pagamentos serão creditados até a próxima quinta-feira, dia 10 de
março, sendo que uma parte dos professores já poderão " visualizar
seus proventos no fim do dia de hoje", segundo informou o Gerente
Administrativo, Sr. Fernando Castro.
Com o objetivo de se criar uma "atmosfera de maior trasparência",
segundo palavras do próprio vice-presidente, nós propusemos que o
mesmo esteja presente numa reunião com os professores, a realizar-se
na próxima quinta, dia 10/03, às 17h, na sala de professores para que
sejam esclarecidas todas as dúvidas acerca dos pagamentos dos
salários e outras questões.
Esperando que este encontro possa ser bastante profícuo, conclamamos
todos os colegas a estarem presentes a essa reunião.
Saudações acadêmicas,


Direção da ACCORD-FTC