segunda-feira, maio 16, 2005

Professores em greve realizam aula pública na FTC

Uma aula pública aberta à comunidade vai marcar o segundo dia da greve dos professores da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), nesta terça-feira (17), a partir das 9h30 na área de estacionamento do campus da Avenida Paralela. "O papel dos estudantes e professores no movimento social" será o tema da aula, ministrada pelo professor aposentado da Escola de Medicina da Ufba e pós-doutor em Psiquiatria Social pela Universidade de Londres Luiz Umberto Pinheiro, autor do livro "Universidade Dilacerada: tragédia ou revolta?", que será lançado no local.

Após a aula, haverá apresentação musical dos estudantes.Antes da aula pública, será oferecido um café da manhã a fim de arrecadar fundos para os mais de 300 funcionários da faculdade, que até a segunda-feira (16) ainda não tinham recebido o salário de abril. Os 750 professores da faculdade receberam os salários em atraso e estão paralisados a fim de obter a assinatura de um acordo coletivo com a instituição que contemple reivindicações como o pagamento de adicional noturno e insalubridade, recolhimento de FGTS e INSS. Os docentes reivindicam também o fim dos constantes atrasos salariais e melhores condições de trabalho.Os professores fizeram uma doação de 48 cestas básicas aos funcionários, após a assembléia que decretou a greve dos docentes, mas a situação ainda é difícil para os trabalhadores.

Os professores terão nova assembléia nesta segunda-feira (16), a partir das 19 horas, no auditório da FTC, quando avaliarão as negociações com a direção da empresa e deliberarão pelo rumo do movimento. A aula pública será repetida a partir das 18h30, com a participação de um dos professores da instituição. O movimento dos docentes tem o apoio do Diretório Central de Estudantes da FTC, que representa os cerca de 8 mil alunos da instituição, e organizou os eventos em parceria com o Sindicato dos Professores (Sinpro) e a Associação do Corpo Docente da FTC (Accord).

Maiores informações com a assessoria de imprensa do Sinpro: (71) 3237-2027.